As principais doenças tratadas pelo periodontista – dentista especializado na periodontia – são a gengivite e a periodontite. Contudo, esse profissional também está habilitado a tratar outras condições clínicas e estéticas que envolvam a gengiva e os tecidos adjacentes. A seguir, vamos apresentar algumas.
Gengivite
A gengivite, junto com a periodontite, é a principal doença tratada na periodontia. Ela nada mais é do que uma inflamação da gengiva, causada principalmente pelo acúmulo de placa bacteriana.
Classificamos ela como uma forma mais leve de doença periodontal e pode ser revertida com uma limpeza profissional pelo dentista, raspagem de tártaro, orientação sobre higiene bucal adequada, e, em casos mais severos, a utilização de medicamentos antibióticos.
Periodontite
A periodontite é uma progressão da gengivite não tratada, onde a inflamação se estende para o osso e outros tecidos de suporte ao redor do dente. Essa condição é mais séria e, se não for tratada a tempo, pode levar à destruição do osso alveolar e dos ligamentos periodontais, causando mobilidade dos dentes e até perda dental.
O tratamento para a periodontite vai depender da gravidade do quadro. Ele pode envolver raspagem e alisamento radicular, cirurgia periodontal para reduzir as bolsas periodontais e, em casos mais avançados, enxertos ósseos ou de tecidos moles.
Gengivite Ulcerativa Necrosante Aguda (GUNA)
Também conhecida como “boca de trincheira” (devido a prevalência da doença entre os soldados nas trincheiras durantes as guerras) é uma forma aguda de gengivite, muitas vezes associada ao estresse, má nutrição ou imunossupressão, caracterizada por úlceras dolorosas na gengiva e mau hálito.
Esse também é um quadro extremamente grave que, se não for tratado, pode provocar a perda dentária. O tratamento é similar ao da periodontite e também pode envolver o uso de medicamentos como analgésicos (para conter a dor severa) e antibióticos.
Retração Gengival
Podendo ser chamada também de recessão gengival, esse quadro consiste na retração da gengiva, expondo a raiz do dente, que pode ocorrer devido à escovação agressiva, gengivite, periodontite, tabagismo ou fatores genéticos.
O tratamento para a retração gengival pode ser feito com a utilização de enxertos sintéticos, orientações sobre técnicas de escovação adequadas e tratamentos para controlar o acúmulo de bactérias e quadros inflamatórios na região.
Periimplantite
Essa é uma inflamação e infecção que acontece ao redor de implantes dentários, semelhante à periodontite. Os sintomas desse quadro incluem sangramento, inchaço, perda óssea ao redor do implante e, em casos avançados, a queda do pino de titânio.
O tratamento para a periimplantite é similar ao da periodontite e pode envolver a limpeza profissional, terapia antimicrobiana, e, em alguns casos, cirurgia para remover o tecido infectado – todos, feitos com o intuito de preservar os implantes dentários.